Banner Notícia

XIII Semana de Arquitetura e Urbanismo: Evento traz profissionais de destaque internacional

Arquitetos e Urbanistas do Norte de Minas, acadêmicos, profissionais e comerciantes da construção civil têm um encontro marcado entre os dias 18 e 20 de abril. Trata-se da XIII Semana de Arquitetura e Urbanismo, promovida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho, que será realizada no campus JK. O encontro é uma oportunidade para a discussão sobre as novidades, os impactos e a relação com a comunidade a partir da organização de espaços internos e externos que obedecem critérios de estética, conforto e funcionalidade.

Entre os palestrantes estão o arquiteto e urbanista, Dietmar Starke, pós–graduado em Urbanismo pela Universidade de Stuttgard, Alemanha, e mestre em Urbanismo pela Escola Superior de Artes, de Berlim. O arquiteto projetou o Centro de Mulheres do Mundo Islâmico, no Egito, e trouxe para o Brasil o primeiro projeto da Bauhaus construído após a Segunda Guerra Mundial, o projeto Célula Urbana/Bauhaus-Dessau, desenvolvido na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro. A palestra de Starke será na quarta-feira, 18 de abril, às 19h30, no auditório da FASA.

No dia seguinte, também a partir das 19h30, dois palestrantes, Flávio de Castro, formado pela Escola de Arquitetura da UFMG e especialista em Geoprocessamento pela PUC Minas, doutorando no Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG, com experiência de 30 anos na iniciativa privada no desenvolvimento e gestão de projetos, e também uma trajetória no setor público, na área urbanística e de projetos sociais, e na sequência o Arquiteto e Urbanista Vinícius Almeida, formado pela Universidade Federal de Viçosa, membro da Associação Mineira de Engenharia de Incêndio (AMEI), atua com aprovação de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Também na quinta-feira, 19, uma mesa redonda com o artista plástico mineiro Sérgio Ferreira, que abordará o tema Arte Plural. A diversidade de suas obras é sua principal característica, de natureza morta a figurativos que se mesclam com o abstrato. Em seus trabalhos, Ferreira, também dá destaque a cenas do cotidiano e as enigmáticas formas do corpo humano.

Na sexta-feira, 20, será a vez de João Diniz, formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte. Mestre em Engenharia Civil com ênfase em construção metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto, ganhador do Prêmio Medalha de Ouro no Fórum Mundial de Jovens Arquitetos e Prêmio Rotring, em Buenos Aires em 1991.

Além das palestras, o projeto oferecerá rodadas de debates, oficinas, maratona de projetos e palestras com parceiros comerciais, durante o dia. A inscrição pode ser realizada com os membros da comissão organizadora e pelo site: http://eventos.fasa.edu.br/semana-arqurb.

Estão à frente da comissão organizadora, a coordenadora do curso, professora Cláudia Alkmin, e a coordenadora adjunta, professora Liliane Maciel, e conta também com a participação de acadêmicos e demais professores. O evento fomenta a discussão sobre os conceitos e as novidades relacionadas à arquitetura e urbanismo, com abordagem de temas inovadores, ampliando a perspectiva de atuação dos profissionais e dos futuros profissionais. “O objetivo é promover o debate e a difusão de conhecimento acerca de temas contemporâneos que possam contribuir para o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo, incitar a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos e estimular a formação continuada de profissionais atuantes no mercado. Além, claro, de abordar a evolução da atuação de arquitetos e urbanistas de acordo com as tecnologias disponíveis”, destacou a coordenadora adjunta.

 

Inscrições pelo site: 

1° lote:

70,00 para alunos FASA até dia 09/04;

80,00 para convidados até dia 09/04.

2° lote:

90,00 para alunos FASA a partir de 10/04;

100,00 para convidados a partir de 10/04.

Promoção:

Os alunos que convidarem pessoas do público externo — válido apenas para as inscrições confirmadas até 05/04, contendo o nome do aluno que o convidou —, participarão da seguinte promoção:

Alunos FASA que tiveram dois convidados com inscrição confirmada no prazo poderão realizar a inscrição com o valor de R$35,00;

Alunos FASA que tiveram quatro convidados com inscrição confirmada no prazo terão inscrições gratuitas.

Os acadêmicos FASA participantes dessa promoção deverão se inscrever a partir de 06/04, pessoalmente, com os comissários de vendas da Semana ArqUrb.

Forma de pagamento: 

Cartão de crédito (parcelado em até 12 vezes) ou boleto bancário (uma vez).

 

Horários: 

Palestras e debates - a partir das 19h;

Oficinas - a partir das 14h;

Maratona de Projetos - na sexta-feira das 12h às 18h.