Banner Notícia

Semana da saúde tem balanço positivo das ações da Santo Agostinho

Acadêmicos prestaram atendimentos e orientações gratuitas no Montes Claros Shopping

Durante três dias, os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Direito das Faculdades Santo Agostinho, prestaram atendimentos de prevenção à saúde e ações de cidadania, às pessoas que passaram pelo Montes Claros Shopping. O objetivo da ação era marcar o Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 07 de abril de 1948.

Todos os atendimentos ocorreram sob a orientação e a supervisão do corpo docente da instituição. Os acadêmicos aferiram pressão arterial, fizeram testes de glicemia, avaliações físicas, massagens, acupuntura, atividades pedagógicas e lúdicas com crianças e, ainda, distribuíram a cartilha do projeto de extensão jurista com o tema “Saúde, Direito e Cidadania”. 

Mais de 80 crianças foram assistidas pelo curso de Psicologia; os cursos de Enfermagem e Fisioterapia, prestaram juntos 300 atendimentos de orientações à saúde; o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) das Faculdades Santo Agostinho distribuiu mais de 200 cartilhas, e o curso de Fisioterapia prestou pelo menos 130 atendimentos.

Para o professor e mestre Flávio Junior Barbosa Figueiredo, coordenador do Curso de Farmácia das Faculdades Santo Agostinho, o evento cumpriu o objeto, uma vez que as pessoas que procuraram atendimento, receberam informações sobre aspectos e prevenção a várias doenças. “As nossas expectativas foram superadas, tanto no ponto de vista que diz respeito à participação da comunidade, quanto na integração entre alunos e professores dos diferentes cursos da instituição. Essa integração resultou em uma atuação assistencial multiprofissional para a comunidade”, destacou o Flávio Figueiredo.

A professora e mestre Marajane Loyola, coordenadora do Curso de Psicologia da instituição, ressaltou que a ação das Faculdades Santo Agostinho no Dia Mundial da Saúde apresentou um resultado positivo. “O primeiro é que foi uma grande oportunidade para a comunidade colocar alguns exames em dia e as crianças tiveram a oportunidade de participar de atividades lúdicas tão importantes no desenvolvimento infantil. O segundo resultado foi o fato de colocar os acadêmicos diretamente com a prática realizando atendimentos com o público em geral, fator essencial à formação dos nossos acadêmicos dos diversos cursos que participaram da ação”, finalizou a coordenadora.

Confira o registro da ação:

IMG_3339