Banner Notícia

Faculdades Santo Agostinho sediarão palestra sobre Humanização na saúde e cuidados paliativos

Conscientizar os futuros profissionais de saúde sobre a necessidade de cuidados humanizados e a empatia no trato com paciente serão abordados pela médica oncologista Príscila Bernardina Miranda Soares, no próximo dia 11, às 19h, no auditório das Faculdades Santo Agostinho, Campus JK, durante a palestra “Humanização na saúde e Cuidados Paliativos”.

A iniciativa é em parceria com a professora de Português e Comunicação Social, Fabiana Carneiro, que procurou o núcleo de Extensão da Instituição, apresentou o projeto cujo objetivo é arrecadar materiais de limpeza, higiene e alimentos não perecíveis que serão doados para a Associação Presente Padre Tiãozinho, coordenado pela médica Príscila Miranda Soares.

Fabiana Carneiro explica que podem ser doado todo tipo de material de limpeza, como sacos de lixo, flanelas, copos descartáveis, desinfetantes, água sanitária, detergentes, luva de borracha, álcool, bem como café, óleo, trigo, açúcar, leite em pó, aveia, nutribom, entre outros alimentos e que espera a presença de mais de 300 pessoas na palestra. “Eu já conhecia a Associação Presente e pensei unir o conhecimento a uma ação de cidadania. Procurei a doutora Príscila que aceitou e fez questão de participar. O público-alvo são estudantes do Colégio Induy, técnicos de enfermagem e IESC, além de acadêmicos da área de saúde das Faculdades Santo Agostinho, pois sempre que desenvolvo uma ação educacional, busco alinhar uma atitude solidária à causa. Dessa forma, procurei as Faculdades Santo Agostinho, através da Extensão, que prontamente, se dispuseram em nos ajudar cedendo o local para a palestra. Trata-se de uma instituição renomada que possui uma vasta atuação na área de saúde em Montes Claros e cidades de outros estados”, disse a professora Fabiana Carneiro que destacou ainda “O tema é humanizar o atendimento na saúde. Então, nada melhor que promover a solidariedade”, finalizou.

A médica oncologista Príscila Miranda Soares é graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Harvard Medical Scholl; Mestre em Ciência da Saúde pela Unimontes; Especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia/Oncologia Clínica; Coordenadora da Liga de Cuidados Paliativos do Norte de Minas de duas instituições particulares de ensino superior em Montes Claros; Fundadora e presidente da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho.

 

(*) Associação Presente

No dia 28 de junho de 2013 começava em Montes Claros uma história de amor. Uma casa de apoio, construída no Bairro Canelas, abria as portas para receber, por vez, 32 pacientes e acompanhantes. ‘‘Era um sonho que se realizava”, conta a Dra. Priscila Miranda.

Anos antes, em 2004, quando o sacerdote Padre Sebastião Raimundo de Castro, acometido pelo câncer e em tratamento com a médica Priscila Miranda, sentiram-se tocados com a dificuldade de pacientes carentes em tratamento de câncer na região do Norte de Minas Gerais. Foi assim que nasceu o Projeto Presente, que mais tarde se tornaria Associação Presente.

“Antes de partir, o Padre Tiãozinho pediu para que eu não desistisse do nosso sonho de acolher os irmãos com câncer. Ele disse que mandaria o sinal dos céus, e manda sempre, abençoando a casa, os colaboradores e assistidos”, afirma a oncologista.

Desde quando foi fundada em 2004, a associação já ajudou mais de 7 mil pessoas. A estrutura conta com área de lazer para realização de trabalhos manuais, oficinas de artesanato e terapia ocupacional, uma capela para celebrações semanais, oito amplos quartos com quatro leitos em cada um, para pacientes e acompanhantes, refeitório, salas de atendimento para equipe de colaboradores.

(*) Com informações do site oficial: http://www.associacaopresente.org.br/